sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Em sala de aula...

Diversos estudos comprovam que as Tecnologias da Informação e Comunicação abrem possibilidades para a melhoria da qualidade da educação. O computador, dentre estas tecnologias, oferece maiores possibilidades pedagógicas, através dos editores de textos, planilhas eletrônicas, apresentações multimídias, softwares educacionais, pesquisa, publicação e comunicação.
Ao usar o computador as aulas tornam-se mais atrativas, os alunos sentem-se mais valorizados, sua auto-estima aumenta, a possibilidade de ver rapidamente um produto do seu trabalho, do seu esforço, que aparece na tela, é bastante gratificante para o aluno.
É bom lembrar que usar o computador por si só não é garantia de melhores resultados educacionais, depende da forma como é utilizado. É necessário todo um planejamento – como e qual ferramenta disponibilizar em função do sujeito aprendiz, do conteúdo a ser trabalhado e a maneira de conduzir o processo - Eis o grande desafio do professor.

Com os editores de textos é possível fazer:

Reescritura - estimulando a fluência da escrita. Reescrever um texto torna-se uma oportunidade interessante e estimulante de melhorar a qualidade do texto.
Reforçar as Convenções da Língua Escrita – Selecionar estilos, tamanhos de fonte e cores; alinhar e espaçar palavras, usar marcadores, capitulares. Definir margens, usar parágrafos. Editar usando o Corretor Ortográfico e de gramática.
Despertar no aluno sua atenção para a escrita.
Estimular o processo de concentração e percepção, da descoberta lúdica das possibilidades do teclado.
Trabalhar diferentes tipos de textos e documentos através de situações significativas.
Usar o suporte integrado HTML convertendo um documento em página da Web.

Trabalhando a Escrita em Várias Disciplinas

Estimular a competência leitora e escritora dos alunos é um dos grandes desafios enfrentados pelas escolas.Apresentamos aqui algumas sugestões para incorporar a escrita às diversas disciplinas:

Língua Portuguesa:

Redigir fábulas ou contos
Criar slogans
Redigir comerciais
Produzir um texto para teatro e encená-lo para a classe ou outros grupos
Escrever poesias
Criar seus próprios livros
Reescrever um fato conhecido sob outro ponto de vista
Escrever um diário
Fazer relatório de uma visita

Escrever diversos tipos de cartas
Produzir um jornal em classe
Produzir convites, panfletos, agendas.

Só existe uma maneira uma maneira de descobrirmos se um procedimento é eficaz e como podemos utilizá-lo: é testando e pesquisando metodologias. Uma metodologia é considerada eficaz quando permite uma aprendizagem significativa, contextualizada, reflexiva, onde o aluno é ativo, construtivo.



2 comentários:

Aline Barbosa disse...

Concordo que só se prova a eficácia de algo testando...

Gostei do texto.

Bjo!
\o7

rafaelamerica@hotmail.com disse...

=D