Ao usar o computador as aulas tornam-se mais atrativas, os alunos sentem-se mais valorizados, sua auto-estima aumenta, a possibilidade de ver rapidamente um produto do seu trabalho, do seu esforço, que aparece na tela, é bastante gratificante para o aluno.
É bom lembrar que usar o computador por si só não é garantia de melhores resultados educacionais, depende da forma como é utilizado. É necessário todo um planejamento – como e qual ferramenta disponibilizar em função do sujeito aprendiz, do conteúdo a ser trabalhado e a maneira de conduzir o processo - Eis o grande desafio do professor.
Com os editores de textos é possível fazer:
Reescritura - estimulando a fluência da escrita. Reescrever um texto torna-se uma oportunidade interessante e estimulante de melhorar a qualidade do texto.
Reforçar as Convenções da Língua Escrita – Selecionar estilos, tamanhos de fonte e cores; alinhar e espaçar palavras, usar marcadores, capitulares. Definir margens, usar parágrafos. Editar usando o Corretor Ortográfico e de gramática.
Despertar no aluno sua atenção para a escrita.
Estimular o processo de concentração e percepção, da descoberta lúdica das possibilidades do teclado.
Trabalhar diferentes tipos de textos e documentos através de situações significativas.
Usar o suporte integrado HTML convertendo um documento em página da Web.
Trabalhando a Escrita em Várias Disciplinas
Estimular a competência leitora e escritora dos alunos é um dos grandes desafios enfrentados pelas escolas.Apresentamos aqui algumas sugestões para incorporar a escrita às diversas disciplinas:
Língua Portuguesa:
Redigir fábulas ou contos
Criar slogans
Redigir comerciais
Produzir um texto para teatro e encená-lo para a classe ou outros grupos
Escrever poesias
Criar seus próprios livros
Reescrever um fato conhecido sob outro ponto de vista
Escrever um diário
Fazer relatório de uma visita
Escrever diversos tipos de cartas
Produzir um jornal em classe
Produzir convites, panfletos, agendas.
2 comentários:
Concordo que só se prova a eficácia de algo testando...
Gostei do texto.
Bjo!
\o7
=D
Postar um comentário